NOTA PÚBLICA SOBRE TRANSPORTE DE EQUIPES ESCOLARES
- Gerência de Comunicação
- 11 de jul.
- 1 min de leitura

A Federação Acreana de Desporto Escolar – FADE informa que não é a responsável pelo transporte das equipes que estão inscritas no Open Escolar de Handebol, marcado para o próximo final de semana em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.
Recebemos com surpresa e indignação a informação de que está sendo proibido o uso de veículos coletivos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) para o transporte de estudantes e professores de escolas interessadas em participar do evento referenciado.
Dificultar o acesso de estudantes a eventos esportivos realizados pela FADE ou qualquer outra instituição contraria a lei, especificamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que em seus artigos 4º e 71º, destaca que o direito ao esporte e lazer deverá ser assegurado pelo Poder Público às crianças e adolescentes.
Em um estado como o Acre, onde os eventos esportivos escolares são poucos, a FADE cumpre um papel de interesse social, e visa auxiliar a Sociedade e o Poder Público, no âmbito de suas atuações, proporcionando, por meio do esporte escolar, benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais, oportunizando, ainda, o sonho de quem sonha em ser atleta.
Fundada há quase duas décadas, a FADE reúne mais de 3,7 mil estudantes-atletas e 370 professores-técnicos com registro ativo junto à instituição. Nos últimos três anos, foram realizados mais de 50 eventos reunindo 17 modalidades olímpicas e outras 5 adaptadas, com forma de beneficiar o público-alvo estatutário, com a participação de mais de 100 escolas publicas e privadas.
Rio Branco, 11 de julho de 2025.

Comentários