top of page

Assembleia Geral elege membros da Presidência e Conselho Fiscal da FADE

Atualizado: 11 de mai.

O jornalista João Renato Jácome foi confirmado na Presidência da Federação Acreana de Desporto Escolar – FADE, e seguirá no comando da entidade até abril de 2029. A decisão foi tomada em Assembeia Geral e já está registrada pelo Cartório das Pessoas Jurídicas da capital acreana. Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, que ocorreu na sede da Entidade, no bairro Bosque, em Rio Branco (AC).


O processo eleitoral, convocado no dia 28 de março de 2025, foi realizado por uma Comissão Eleitoral independente, e teve acompanhamento integral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE. O processo foi conduzido pelo advogado, mestre em Direito e doutorando em Processo Civil, Marcos Paulo Pereira Gomes, que classificou o processo como “trabalhoso” e “criterioso”.


“Foi um processo tranquilo, mas bastante trabalhoso, criterioso. A pedido da CBDE, foi constituída uma Comissão Eleitoral formada por cinco membros, sendo que destes, quatro são advogados com ampla experiência. Esse foi um processo feito com total transparência, isonomia e responsabilidade, tanto é que toda a documentação da assembleia já está registrada e averbada em cartório. O processo tem cerca de 100 páginas, e estamos gratos pela colaboração de todos os membros, afinal de contas, esse foi um trabalho feito a várias mãos”, destacou.

A chapa “Unidos pelo esporte escolar do Acre”, encabeçada pelo jornalista João Renato Jácome e pelo professor Diago de Figueiredo Leão [como vice-presidente], foi eleita à unanimidade, sem votos contrários, demostrando a unidade da instituição em prol do projeto que está em curso desde 2022, e conta com a aprovação da comunidade do desporte escolar estadual.


Em pouco mais de dois anos, mais de 20 mil estudantes-atletas foram alcançados diretamente pelas ações da FADE, com eventos que reuniram estudantes de 19 municípios acreanos. Os números não mentem e remontam às inovações aplicadas neste período: inscrições em eventos e filiações feitas 100% online; emissão de certificados de participação nas competições; conquista de medalhas; e mais de 100 eventos realizados em todas as regiões do Acre.


Ainda na balança, João Renato Jácome apresenta outros números considerados importantes: nos anos de 2023 e 2024 o Acre conquistou o maior número de participação e de medalhas em eventos nacionais como o Campeonato Brasileiro de Atletismo e nos Jogos Escolares Sub-14 e Sub-18. Além disso, Jácome pontua as parcerias com mais de 10 prefeituras, ligas e federações de modalidade, importantes para a realização de eventos no interior e oferta de cursos de arbitragem e de qualificação técnica para profissionais da educação física.


Jácome lembrou ainda a participação inédita de uma professora de escola pública do interior do Acre nos Jogos Mundiais dos Professores, na França, neste mês de maio, e o Programa Mini Atletismo na Escola, que alcançou 2,5 mil estudantes do Ensino Fundamental I, em escolas públicas e privadas. Em 2024, a FADE também implantou novas modalidades no plano de ação estratégica: badminton, ginástica rítmica, wrestling e futmesa. Os eventos foram um verdadeiro sucesso.


“Esses são alguns dos exemplos de que estamos trabalhando não apenas para fazer esporte, mas para fortalecer o esporte estudantil, e mais do que isso, dar à essa galera a oportunidade de mostrar os talentos que detém. Estamos fazendo no Acre um esporte escolar de oportunidades”, frisou João Renato Jácome.

João Renato Jácome pontua também que a missão agora fica ainda mais exigente: será preciso melhorar a excelência do trabalho e inovar ainda mais na geração de oportunidades. “Ao lado do professor Diago Leão, que continuará esse trabalho com a gente, temos a obrigação de fazer muito mais, e de um jeito ainda melhor. Somos gratos ao professor José Reinaldo Azevedo, que esteve com a gente nesse primeiro ciclo. Aprendemos muito com ele e queremos continuar unidos no fortalecimento desse trabalho”, completa.


Especialista em xadrez, o professor Diago Leão, eleito como vice na chapa, destacou que pretende colaborar no que for preciso para que o trabalho já realizado pela FADE alcance ainda mais estudantes e professores. “É um momento de alegria saber que vamos colaborar de dentro a partir de agora. Junto com o presidente João Renato, e com o time de profissionais e parceiros, vamos conseguir alcançar ainda mais escolas e levar a força do esporte escolar acreano mais longe. Fiquei feliz com o convite para colaborar com a FADE, e a equipe eleita hoje é bastante competente e cheia de vontade de trabalhar”, destacou.

A FADE é a Entidade Regional de Administração do Esporte Escolar no Acre, e está filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, sendo a única responsável por administrar o desporto estudantil no âmbito do estado acreano. Reconhecida por lei federal, a FADE é uma entidade de fins não econômicos que promove esporte da escola para a vida através de parcerias com os setores público e privado.


O profissional de Educação Física e árbitro de futebol, Carlos Ronne Casas, também foi eleito na Assembleia Geral. Novo membro do Conselho Fiscal da FADE, Casas pontua que a eleição tem o fim colaborativo e é uma oportunidade de auxiliar nos processos internos da federação estadual.


“Será uma experiência fantástica na minha carreira profissional, um desafio grande, mas estamos motivados a dar o nosso melhor e auxiliar no processo de fortalecimento do esporte escolar do Acre. O papel do conselheiro fiscal é estratégico, essencial, e estamos juntos nessa missão para construir pontes e garantir a regularidade dos processos da FADE”, destacou o conselheiro.

 
 
 

Comments


logos sem fundo.png

Rua Quintino Bocaiúva, n.º 1358 – Sala 1 – Bairro Bosque  |  Rio Branco - Acre

Contato: (68) 9 9282-5157 - WhatsApp | E-mail: desportoescolaracre@gmail.com

©2023 por Federação Acreana de Desporto Escolar - FADE

bottom of page