O Campeonato Acreano Escolar de Taekwondo – 1ª Etapa, realizado pela Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) no sábado, dia 17 de fevereiro, em Rio Branco (AC), vai ficar marcado na história do desporto escolar acreano: mais de 40 lutas e 87 inscritos participantes do evento, com mais de 10 instituições de ensino presentes no tatame. Exemplos do que tornou o evento um verdadeiro sucesso (veja a galeria de imagens abaixo).
Com o apoio institucional da Liga Acreana de Taekwondo (LIAT), o campeonato ocorreu no Via Verde Shopping, e não deixou nada a desejar: além de medalhas personalizadas para os campeões e vice-campeões das lutas, a competição teve três categorias, agregando estudantes-atletas desde os 8 anos de idade, até os de 18 completos - todos estudando o ensino fundamental ou médio em escolas púbicas ou privadas.
“Estamos felizes com o resultado da competição, e isso é só o início. Essa é a primeira etapa do nosso campeonato. O próximo vamos realizar em duas categorias, para melhora ainda mais o nível do evento. Apenas os eventos da FADE têm o reconhecimento da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, portanto cabe à FADE realizar os eventos escolares no Acre, ao menos aqueles que poderão ser, mais à frente, utilizados para eventos regionais ou nacionais que possuam a chancela da CBDE”, destaca João Renato Jácome, presidente da FADE.
O evento reuniu, além de técnicos, professores, estudantes e equipe de organização, mais de 2.930 pessoas que prestigiaram o evento durante as mais de 9 horas de competição. Os projetos sociais que desenvolvem o taekwondo em Rio Branco também estiveram presentes, indiretamente, com os estudantes-atletas matriculados regularmente em uma escola. Na visão da FADE, a promoção do esporte deve ser feita “da escola para a vida”.
AGRADECIMENTO - Durante a atividade, além das premiações entregues e homenagens, o presidente da FADE agradeceu o apoio da LIAT e do Via Verde Shopping, que cederam equipamentos e o espaço, respectivamente. Jácome pontuou que sem isso seria impossível realizar a atividade. Lembrou ainda que os árbitros que atuaram na competição eram qualificados em cursos específicos para a modalidade, e que o apoio da imprensa para levar o evento mais longe foi essencial.
“Precisamos aqui enaltecer o apoio de quem realmente ama o esporte, e aqui quero citar o Mestre Levy, que com muita sensibilidade nos estendeu a mão, por meio da Liga Acreana, e nos cedeu parte dos equipamentos que hoje estão sendo utilizados aqui no nosso campeonato. Também agradeço à Gestão do Shopping, pela cessão do espaço. E à imprensa pela ampla divulgação da competição. Não foi fácil chegar até aqui, mas unidos, com o apoio das escolas, dos pais, dos professores, e de profissionais que amam o Taekwondo, estamos logrando êxito neste evento. Agora estamos credenciados na teoria e na prática, para realizar novos eventos ainda melhores”, fundamentou Jácome.
Comentarios