Os presidentes da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, e da Federação Acreana de Games e Tecnologia (FAGT), Henrique Álefy Xavier, se reuniram na sede da FADE, na quarta-feira, dia 17, para desenhar a realização do primeiro campeonato escolar de e-Sports, que deve acontecer em fevereiro, na cidade de Rio Branco.
A reunião contou com a participação do vice-presidente da FAGT, Thiago Birimba, e da Coordenadora Administrativa da FADE, Raquel Pessôa, e do Assistente de Coordenação Técnica da FADE, professor Marcelo Gouvêia, que auxiliaram na construção da ideia. A data deve ser divulgada na próxima semana, bem como a abertura das inscrições.
“Essa é uma oportunidade de unir esporte, educação e tecnologia. É mais um braço do esporte escolar a quem a FADE tem o interesse de se conectar, e certamente vamos realizar boas parcerias e eventos durante o ano. Queremos penetrar mais esse setor, e junto com a FAGT vamos conseguir levar às escolas e estudantes-atletas mais eventos, mas, mais do que isso, melhor compreensão sobre o e-Sports”, reforça o presidente da FADE, João Renato Jácome.
A proposta colocada à mesa é incluir o evento de games tecnológicos já na primeira fase do Open de Desporto Escolar, que ocorrerá no próximo dia 10 de fevereiro, no Via Verde Shopping. O torneio será aberto para estudantes-atletas de Rio Branco e cidades próximas, e será o evento piloto para o campeonato escolar previsto para o segundo semestres, que terá etapas na capital e interior.
“A FAGT quer levar o e-Sports mais longe, e essa parceria com a FADE vai nos possibilitar alcançar esse público escolar que já joga, que já busca, mas também vamos alcançar escolas e um público que ainda não foi atingido. Já realizamos várias competições. Antes a gente já havia pensado nos eventos realizados pela FADE, e agora estamos felizes em começar a concretizar esse desejo que nossa federação já tinha. Será, de certo, uma grande parceria!”, pontuou o presidente da FAGT, Henrique Álefy Xavier.
O assistente da Coordenação Técnica da FADE, professor Marcelo Gouvêia, durante a reunião, lembrou que já estava no radar da FADE conversar com a federação de games neste ano, justamente para realizar um circuito de competições. “A proposta aqui é muito clara: colocar o e-Sports na nossa cartilha do desporto escolar, ofertando, principalmente nesse período de férias, mais uma forma de fazer esportes. Essa é uma das propostas do nosso planejamento, que já está saindo do papel”, lembrou.
A coordenadora Administrativa da FADE, Raquel Pessôa, destacou que a entidade já estava com o planejamento financeiro organizado visando a realização de uma competição teste. “Agora é o momento de organizarmos junto com a FAGT e garantir a execução desse super evento. É uma novidade para todos nós, mas temos ao nosso lado quem entende muito do assunto e sabe fazer. Isso ajuda muito!”, acredita.
TEMPORADA 2024 – A Coordenação Técnica da FADE confirmou o início da temporada de 2024 para a primeira quinzena de fevereiro com a primeira etapa do Open Escolar, com disputas no taekwondo, e xadrez, além do evento de tecnologia. Na sequência, outras modalidades também serão realizadas como seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros Sub-18. As inscrições já estão abertas no site da federação.
A proposta da FADE é realizar os eventos já visando a formação da delegação acreana para participação nos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18, que serão lançados no próximo ano pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os eventos terão o incremento financeiro do Programa de Apoio às Federações (PAF) e parceiros locais, captados pela FADE.
Comments