top of page
Foto do escritorGerência de Comunicação

FADE abre chamamento para contratar árbitros de Xadrez e Taekwondo

A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) publicou nesta quarta-feira, dia 31, Edital de Chamamento Público para contratação de árbitros das modalidades de Xadrez e Taekwondo. Os profissionais devem atuar nas competições previstas para ocorrerem no dia 10 de fevereiro, no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

 

Durante o ano de 2024, a FADE pretende realizar diversas competições, sendo que entre os meses de fevereiro e março a ideia é realizar oito competições seletivas aos Jogos Escolares do Acre (JEBs) Sub-18, cujas etapas nacionais ocorrerão entre maio e junho, nas cidades de Palmas (TO), Aracajú (SE) e Maceió (AL).

 

“O chamamento é o meio pelo qual selecionamos os profissionais que vão atuar nas nossas competições do calendário anual. Por meio deles garantimos o cumprimento da lei, dos regulamentos específicos, e também das normativas que regem o desporto escolar”, explica a coordenadora Administrativa da FADE, Raquel Pessôa.

 

Segundo a gestora, todos os profissionais interessados podem acessar o site da FADE, onde está publicado o edital e o link de inscrições. O processo é totalmente eletrônico, e terá resultado publicado no dia 03 de fevereiro. As contratações devem ocorrer até o próximo dia 05 de fevereiro.


Árbitro de voleibol Giltoni Lima Pereira, do Acre, foi convocado para o Mundial Escolar Gymnasiade, na França | Foto: Divulgação/FEAV

 

“É obrigatório ter formação de árbitro, nível médio completo, e apresentar certificado de conclusão de curso de qualificação e atualizações, caso possua. Além disso, é preciso enviar todos os documentos pessoais para análise. A metodologia de exigências da FADE atende às orientações do Tribunal de Contas da União e da própria CBDE”, completa a Coordenadora Administrativa.


 



HABILITAÇÃO - A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) recebeu da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), nesta terça-feira, dia 30, as habilitações que reconhecem a entidade acreana como a única e exclusiva organização com capacidade técnica para a realização de competições escolares no âmbito do Estado do Acre. A documentação foi assinada pelo presidente da CBDE, e vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), Antônio Hora Filho.

 

A habilitação emitida pela CBDE destaca que a FADE é reconhecida como única e exclusiva entidade que pode realizar a “prestação de serviços de arbitragem esportiva, no âmbito escolar, em modalidades coletivas e individuais” e que, igualmente, é a única a ter, no Acre, “qualificação técnica para gerir competições de natureza escolar de qualquer modalidade esportiva”, frisa a confederação brasileira.

 

A CBDE destacou também que o reconhecimento da FADE está baseado na Lei 9.615 de 24 de março de 1998, entendendo a FADE como a Entidade Regional de Administração do Desporto Escolar. Desta forma, apenas as competições realizadas ou com resultados homologados pela FADE serão reconhecidos pela CBDE ou, ainda, pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), ou demais entidades às quais a Confederação Brasileira está filiada.

Commentaires


bottom of page